terça-feira, 24 de agosto de 2010

UMA PERGUNTA NÃO QUER CALAR! O QUE É SER UM HISTÓRIADOR?

Luan alendes

Graduado em história, UERN



    De acordo com a Ângela de Castro Gomes em sua obra “História e historiadores”, o historiador não é apenas um historiador, e sim também um pouco antropólogo, geógrafo, sociólogo e outras áreas de conhecimento que envolva o estudo do ser humano e a sociedade.

    O historiador é o responsável pela construção sistemática dos fatos históricos e temáticas sobre as ações dos homens, cabe ao historiador analisar de maneira cientifica e sistemática as fontes históricas para o esclarecimento do objeto estudado, cada profissional tem sua maneira especifica de analisar suas fontes, pois a formação profissional de cada um tem suas particularidades, existem várias correntes historiográficas e campos de estudo, onde em particular o historiador opta por sua área especifica.

    O historiador deve está atento as várias mudanças que pode ocorrer na interpretação de um fato histórico, pois todo historiador deve saber que os fatos históricos são temporais, a história é relativa e a verdade absoluta é sempre questionada no campo de estudo da história, todo e qualquer historiador deve ter a consciência que os fatos históricos sofrem criticas e mudanças, estão sempre sendo reescritos por diferentes pontos de vista, pois cada historiador tem sua formação historiográfica e campo de estudo diferente, possibilitando diversas interpretações dos fatos históricos.

    Cada historiador tem sua vertente a ser seguida. De acordo com o ponto de vista dos historiadores um fato histórico pode ter vários sentidos, vejamos o golpe militar de 1964 no Brasil, ele pode ser visto por uma vertente política, assim também como por uma vertente econômica, social ou cultural; ou seja, o ofício do historiador é interpretar o fato histórico usando sua metodologia de pesquisa onde foi formado e seguindo os parâmetros científicos e metodológicos de maneira responsável.

    O historiador Também deve ter a consciência que um fato histórico interpretado e construído por ele pode sofrer criticas e ser interpretado de maneira diferente com outra visão, podemos observar alguns exemplos ocorridos, como, “a guerra do Paraguai (1864-1870)” que há muito tempo vinha sendo interpretado pela historiografia tradicional de maneira que o Paraguai era atrasado e a causadora do conflito tinha sido a influencia da Inglaterra; atualmente novas interpretações foram feitas, novos estudos históricos foram realizados, a idéia é que o Paraguai não era necessariamente atrasado pois existia um grau de industrialização no país, e também descobre-se que a Inglaterra não teve aquela influencia tamanha que a historiografia tradicional defendia, em fim não entraremos em detalhes neste assunto, o interessante é observamos como o fato histórico pode ser visto por vários ângulos pelos historiadores, ou seja, o mesmo fato histórico pode ser visto de vários maneiras e o mesmo documento analisado pode significar uma outra visão.

    O historiador moderno, após o século XIX, é um historiador que interpreta as fontes históricas seja ela escrita ou não. Hoje, o conceito de fonte para o historiador é muito abrangente, desde que seja usada corretamente podem ser utilizados vários meios que possa contribuir para a construção do fato. Escrita, imagens, oral, sendo usado como prega os meios historiográficos essas fontes podem ser utilizadas.

    Devemos lembrar, o historiador sabe que o quanto mais distante do fato ocorrido no tampo ele esteja, a sua analise e estudo do acontecimento será mais precisa, ou seja, para o historiador é mais viável analisar um fato ocorrido há muitos anos, como séculos, que um acontecimento há cinco ou dez anos atrás. Como comentou a Ângela de castro “é do alto da montanha e dos ombros do gigante que contemplamos um horizonte mais amplo”.









Um comentário:

  1. O historiador é um profeta com o olhar voltado para trás , ele anuncia o que foi , sendo contra ou há favor, e a partir desse pressuposto, projeta o que será....

    Parabéns Luan , gostei do blog , que nós usemos esse mecanismo virtual para aglutinar mais e mais pessoas interessadas no aprofundamento do conhecimento...

    WWW.cesardetiticcom.blogspot.com
    Esse é o endereço do meu..
    Abraço amigo..

    ResponderExcluir